Notícias

A XV Edição da Regata de Canoas Tradicionais da Madeira, importante iniciativa sociocultural da Câmara Municipal do Funchal, decorrerá no próximo Domingo, dia 15 de julho, às 12h00, na Baía do Funchal, numa organização conjunta com a Associação Regional de Canoagem da Madeira e com o apoio da Associação da Madeira Desporto para Todos e Comissão 600 anos do Descobrimento da Madeira e Porto Santo. Este evento está integrado no circuito regional de canoas que é constituído por quatro regatas.
Será realizado no Centro Náutico de São Lázaro pelas 11h00m um briefing para entrega de placas e apresentação da prova.
Esta iniciativa, conta até a presente data com 30 inscrições, envolvendo 90 participantes, abrangendo frotas de Canoas de seis concelhos da Região Autónoma da Madeira, nomeadamente de Santa Cruz, Funchal, Câmara de Lobos, Ponta do Sol, Calheta e Porto Moniz, mantendo a Tradição e preservando a História do nosso Povo e seus Costumes.
A sua consolidação faz com que esta Regata seja já um cartaz turístico de referência regional, contando com a presença em massa da população local e turística que nos visita nesta época do ano.
O trajeto da Regata será idêntico ao das edições anteriores, em plena Baía do Funchal, sendo que a partida e chegada será realizada no Centro Náutico de São Lázaro contornando Boia sinalizadoras colocada em frente à Praia da Barreirinha, numa distância de aproximadamente 2,5 quilómetros.
Para além dos Prémios de Participação no valor de 60 euros, bem como Prémio de 1º, 2º e 3º Classificado por Classe, no valor de 250, 100 e 60 euros respetivamente, todos os participantes irão receber uma medalha de presença no evento e uma T-Shirt alusiva à Regata.

As canoas tradicionais estarão organizadas em três classes:
• “A” – Madeira com comprimento superior a 4 metros;
• “B” – Madeira com comprimento inferior ou igual a 4 metros;
• “C” – Modificadas, mas que mantenham os traços das canoas tradicionais;

A partida para a prova será dada ao mesmo tempo para todas as classes, de modo a proporcionar um “cartaz colorido e festivo” ao mar da Baía do Funchal. Destaca-se ainda a realização do Campeonato Escolas de Canoagem III e do Grande Prémio K4 Cidade do Funchal.