Notícias

A 16º Edição da Regata de Canoas Tradicionais da Madeira, importante iniciativa sociocultural da Câmara Municipal do Funchal, decorrerá no próximo domingo, dia 14 de julho, às 12h00, na Baía do Funchal, numa organização conjunta com a Associação Regional de Canoagem da Madeira e com o apoio da Associação da Madeira Desporto para Todos. Será realizado no Centro Náutico de São Lázaro pelas10h30m um briefing para entrega de placas e apresentação da prova.

Esta iniciativa, conta até a presente data com 25 inscrições, envolvendo 60 participantes, abrangendo frotas de Canoas de seis concelhos da Região Autónoma da Madeira, nomeadamente de Santa Cruz, Funchal, Câmara de Lobos, Ribeira Brava, Ponta do Sol e Porto Moniz, mantendo a Tradição e preservando a História do nosso Povo e seus Costumes.

A sua consolidação faz com que esta Regata seja já um cartaz turístico de referência regional, contando com a presença em massa da população local e turística que nos visita nesta época do ano.

O trajeto da regata será idêntico ao das edições anteriores, em plena Baía do Funchal, com par tida e chegada em frente ao Cais da Cidade contornando Boia sinalizadoras colocada em frente à Praia da Barreirinha, numa distância de aproximadamente 2,5 quilómetros.

Para além dos Prémios de Participação no valor de 60 euros, bem como Prémio de 1º, 2º e 3º Classificado por Classe, no valor de 250, 100 e 60 euros respetivamente, todos os participantes irão receber uma medalha de presença no evento e uma T-Shirt alusiva à Regata.

As canoas tradicionais estarão organizadas em três classes:

-  “A” – Madeira com comprimento superior a 4 metros

-  “B” – Madeira com comprimento inferior ou igual a 4 metros;

- “C” – Modificadas, mas que mantenham os traços das canoas tradicionais;

A partida para a prova será dada ao mesmo tempo para todas as classes, de modo a proporcionar um “cartaz festivo” ao mar da Baía do Funchal.

De destacar ainda, a realização do Grande Prémio K4 Cidade Funchal, pelas 10h00, competição aberta às categorias cadetes ou superiores, podendo participar numa embarcação atletas de categorias/género diferentes.


No que ao percurso diz respeito, os atletas percorrerão uma distância de 2,5 Km, (Cais do Funchal – Barreirinha – Cais do Funchal).