Notícias

Os canoístas madeirenses Bernardo Pereira do Clube Naval da Calheta e David Fernandes do Clube Naval do Funchal, vão disputar este sábado, a primeira Taça do Mundo de Canoagem de Mar de 2020, a decorrer em Lanzarote, nas Canárias (Espanha).

A Seleção Portuguesa de Canoagem de Mar vai estar representada na Atlantic Ocean Surfski, através do canoísta sénior João Santos (Clube Naval de Sesimbra), e com o sub-23 Henrique Cerqueira (Alhandra Sporting Club) e os juniores Bernardo Pereira (Clube Naval da Calheta) e Micaela Silvestre (Clube Náutico do Litoral Alentejano).

Esta participação servirá para os canoístas portugueses conhecerem as condições de prova, ganharem experiência, aumentar a motivação e analisar os aspetos a melhorar, uma vez que Lanzarote receberá em 2021 o Campeonato do Mundo de Canoagem de Mar.

O Técnico Nacional, Rui Câncio, reconhece que os resultados dos portugueses na Canoagem de Mar ainda «estão longe dos resultados das outras disciplinas» e sublinhou o facto da Federação Portuguesa de Canoagem, estar a apostar nesta disciplina.

De referir que a Atlantic Ocean Surfski, vai contar com a presença de mais de três dezenas e meia de canoístas em representação de 19 países. Marcada para sábado, entre as 9h00 e as 15h00, a competição é constituída por três etapas, que totalizam 40 quilómetros. Em 2019, nas Canárias, Bernardo Pereira conquistou o 3.º lugar na prova de juniores.

De destacar que decorrerá em Portugal, mais precisamente em Viana do Castelo, entre 1 e 6 de setembro, o Campeonato do Mundo de Canoagem de Mar.