Regata de Canoas Tradicionais da Madeira
ORGANIZAÇÃO
A organização e regulamentação destas Regatas é da responsabilidade técnica da Associação Regional de Canoagem da Madeira.
DEFINIÇÃO
A prova destina-se a qualquer competidor que utilizando uma embarcação de pesca tradicional ou não, deve navegar ao longo de um determinado percurso, em águas não sujeitas a condições prescritas e deve aceitar o plano de água como o encontrar.
As embarcações serão agrupadas em duas classes, uma classe de canoas tradicionais e outra classe de canoas não tradicionais.
CLASSE CANOAS TRADICIONAIS:
- Maioritariamente madeira podendo ostentar estruturas metálicas para forro ou outros como robaletes e quilha e forquetas e eventualmente varandins);
- Remos totalmente em madeira dispostos paralelamente (um remar);
- Bancos fixos;
- Mantenham os traços da canoas tradicionais de pesca.
- CLASSE CANOAS NÃO TRADICIONAIS:
- Todas as outras que não se enquadrem na classe das Canoas Tradicionais.
MATERIAIS DE CONTRUÇÃO
São permitidas canoas de qualquer material de contrução e forma, sendo estas depois agrupadas segundo as suas carateristicas.
CONTROLO DE EMBARCAÇÕES
O comprimento das embarcações deve ser medido entre as extremidades da proa e da popa. As eventuais proteções ou acessórios da proa e da popa devem ser incluídas nessa medição.
Qualquer leme formando uma continuação do comprimento de uma canoa não é considerado na medição.
Caso seja feito o controlo e marcação das embarcações antes da competição, não são permitidas alterações ou trocas de embarcação até final da prova.